Quais os maiores músicos de todos os tempos?

A música é quase tão primitiva quanto o próprio ser humano. De acordo com estudiosos, desde que as pessoas começaram a se organizar em tribos, na África, há cerca de 50 mil anos, essa expressão já se faz presente. Conforme a raça humana se dispersou por outras regiões do planeta, a música a acompanhou, chegando a todos os cantos e assumindo diferentes identidades de acordo com a cultura de cada localidade e época.  Com uma existência tão longa, naturalmente, milhares de músicos já deixaram a sua marca na história. Quais seriam os dez maiores?

1.Sebastian Bach

Destacou-se como compositor, regente, cravista, organista, professor, violista e violinista, considerado o mais celebre de uma família com quase 30 músicos. Entre suas composições mais importantes estão “Tocata e fuga em ré menor” e “Jesus, alegria dos homens”.

2.Ludwig Van Beethoven

Um dos maiores compositores de música clássica da história, que continuou produzindo mesmo ao sofrer de surdez nos últimos anos da vida. A sua obra mais conhecida é a 9ª Sinfonia, que continua sendo reproduzida até os dias de hoje.

3.Wolfgang Amadeus Mozart

Incentivado pelo pai, também compositor, Mozart mostrava talento musical desde criança. Sua primeira obra, “As bodas de Fígaro”, foi composta em 1786. Muitos especialistas consideram que a principal obra de Mozart é “Don Giovanni”.

4.Elvis Aaron Presley

Considerado por muitos o “pai do rock”, Elvis foi um dos mais populares cantores desse gênero musical. Trabalhou como caminhoneiro até ser descoberto por um estúdio no início da década de 50.

5.Franz Schubert

Transitando entre o estilo clássico e romântico, Shubert compôs, aproximadamente, 600 canções, além de sinfonias, óperas e outras obras.

6.Janis Joplin

 Tida como a maior voz feminina do rock, Janis fugiu de casa aos 17 anos para apostar na carreira musical. É reconhecida por suas interpretações carregadas de expressão.

7.Jimi Hendrix

É praticamente unanimidade: Jimi Hendrix é o guitarrista mais consagrado da história do rock, além de também ser compositor. Quando era jovem, ganhou do pai uma guitarra acústica comprada por cinco dólares. Era o princípio de uma carreira de sucesso.

8.John Winston Lennon

Conhecido como a “cabeça pensante” dos Beatles, John Lennon se inseriu na música ainda muito cedo, cantando no coro da igreja aos seis anos de idade. Além de talentoso, era muito engajado em causas como a luta pela paz e outras questões sociais pertinentes ao seu tempo.

9.James “Jim” Douglas Morrison

Vocalista e autor da maior parte das letras interpretadas pela banda The Doors, Jim Morrison era dono de uma personalidade icônica. Carismático, não era raro improvisar poesias no palco, enquanto o grupo se apresentava. Aliás, era poeta desde a adolescência e publicou dois livros do gênero.

10.Kurt Cobain

Uma das grandes contribuições de Kurt Cobain para a história da música foi a popularização do estilo grunge. Foi compositor, cantor e guitarrista da banda Nirvana, além de ter fundado o grupo. Com Cobain à frente, a banda vendeu mais de 50 milhões de álbuns no mundo todo.

E para você? Quais outros músicos deveriam entrar nesta lista? Deixe seu comentário e compartilhe!

Quer ler mais sobre música, teoria e ensino musical? Não deixe de acessar nossa página para mais artigos sobre a área e o mercado musical!

Astro WhatsApp

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *