Gamification na educação musical – Como aprender música jogando?

Você já ouviu falar em gamification? Quer saber como pode aprender música jogando?

Os jogos eletrônicos há tempos deixaram de ter um objetivo meramente de diversão e entretenimento para ter outras funções, e ganharam destaque no processo de ensino-aprendizagem em diferentes segmentos, com os mais distintos estilos de games.

Especialistas garantem que é possível aprender mais e melhor quando o indivíduo está se divertindo com o processo e se sente desafiado a buscar saídas práticas para diferentes situações. Desta forma, os games podem ser importantes para aqueles que pretendem aprender música, tornando a aprendizagem mais fácil e dinâmica, além de proporcionar um aprendizado mais divertido.

Principais jogos para se aprender música jogando 

Quando se fala em games de música e jogos musicais em geral, uma das primeiras lembranças é o Guitar Hero, game que ganhou popularidade rapidamente desde seu primeiro lançamento para Playstation 2. Em suas primeiras edições, o game possuía apenas o simulador para o som produzido pela guitarra, mas ao longo do tempo teve inseridos os outros instrumentos, tornando o jogo uma excelente ferramenta para que se aprenda música.

Outro game que está entre as primeiras lembranças quando se trata de jogos musicais é o Guitar Freaks que, a exemplo do Guitar Hero, proporciona aos jogadores a simulação de se tocar músicas nos instrumentos, especialmente nas guitarras. O game desenvolvido pela Konami foi um dos primeiros a permitir que os jogadores utilizassem de fato os instrumentos para tocarem as músicas dos jogos, com guitarras compatíveis às plataformas, o que passou a possibilitar que os jogadores tivessem contato direto com os instrumentos de maneira real, e não apenas através dos controles do jogo.

Assim como os jogos citados anteriormente, outro jogo musical tão famoso quanto eles é o Rockband, game que possui grande semelhança com o Guitar Hero. No entanto, foi o Rockband o primeiro jogo a possuir o simulador de outros instrumentos, como a bateria, por exemplo, sendo assim outro game que pode auxiliar na aprendizagem para aqueles que pretendem aprender sobre música.

Embora os jogos citados anteriormente estejam entre os mais conhecidos e famosos, um dos melhores jogos para aqueles que buscam aprender música através dos games é o Rocksmith. O jogo possui uma dinâmica didática, que facilita o processo de aprendizagem, além de utilizar instrumentos reais conectados ao jogo, possibilitando aos jogadores um maior conhecimento sobre estes instrumentos musicais.

Outro ponto positivo do Rocksmith é a grande lista de músicas disponíveis no jogo, além da possibilidade de downloads de novas músicas, o que possibilita um conhecimento ainda maior e a chance de praticar cada vez mais cada instrumento a fim de aprender mais sobre. Além disso, o jogo está disponível tanto para Playstation quanto para Xbox, podendo ser utilizado por jogadores usuários das duas plataformas.

Competições de jogos musicais  

Frequentemente são organizadas competições de games, reunindo os mais variados tipos de jogos, entre eles os jogos musicais. Estas competições podem proporcionar também uma grande oportunidade para que se coloque em prática todo o aprendizado que os jogos proporcionam.

As competições também podem representar a oportunidade dos jogadores e estudiosos de música trocarem informações, conhecerem novos jogos e ampliarem seus conhecimentos musicais, de modo que possam se manter atualizados sobre o mercado de games e jogos musicais.

Quer ler mais sobre música, teoria e ensino musical? Não deixe de acessar nossa página para mais artigos sobre a área e o mercado musical!

Astro WhatsApp

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *