Profissional da música: use o marketing de conteúdo a seu favor!

Músicos em geral – como cantores, bandas, artistas e outros – não só podem como devem usar o marketing de conteúdo ao seu favor para a divulgação de seus negócios.

O marketing de conteúdo (representado principalmente pelo inbound marketing que também veremos a seguir) é, atualmente, uma das estratégias mais eficientes para o alcance do público alvo da internet.

Para conhecer como essa estratégia pode auxiliar na divulgação e na própria credibilidade dos músicos, fique com a gente neste artigo.

Antes de começar …

Defina quem é o seu público alvo e quais são os canais utilizados pelo mesmo para acessar o conteúdo. Afinal, do que adianta produzir conteúdo para blog se o seu cliente simplesmente não o consome?
Além disso, defina alguns fãs “influentes”, ou seja, aquele pessoal que já conhece o seu trabalho e está animado para transformá-lo em uma estrela em um sucesso mundial.

Estratégias de marketing de conteúdo recomendadas para músicos

Basicamente, as estratégias de marketing de conteúdo que podem surtir os melhores resultados para os músicos estão nestes quatro canais:

1. Redes sociais

As redes sociais refletem nos melhores canais para garantir a interação entre o músico e seu público alvo.

Vamos considerar aqui um exemplo. Para o lançamento de seu último álbum (PRISM), Katy Perry jogou um desafio na rede para os estudantes de música: aqueles que tivessem a melhor performance da música principal do álbum (Roar), poderiam curtir um show de graça com a cantora.

E o resultado foi verdadeiramente surpreendente: na Billboard (maior lista de sucessos mundial), a música ficou com o primeiro lugar no ranking por semanas seguidas.

2. Blog

Já o blog é um instrumento que você poderá utilizar para falar não só da sua banda, mas principalmente, sobre as principais novidades e tendências no mundo da música. Os leitores que acompanharem se tornarão fãs – e vice-versa.

3. Estratégias de SEO

Quando escutam o nome do cantor ou da banda pela primeira vez e desejam conhecer mais sobre a mesma, você já deve imaginar onde os usuários vão procurá-las: no Google ou em demais buscadores.
Por isso, garantir um bom rankeamento no Google é fundamental para que você apareça entre os primeiros resultados – o que também reflete em muito mais credibilidade para o seu “negócio”.

4. E-mail marketing

Que tal fazer com que o seu fã se sinta especial, enviando um e-mail marketing para ele toda vez que a banda for se apresentar na cidade? Pois é. Os e-mails marketings são ótimas estratégias neste sentido, uma vez que fazem com que os fãs realmente se sintam únicos e importantes para aquele momento do músico/banda em questão.

Lembre-se então de separar diferentes listas de e-mails com os fãs de cada região do estado/país.

Essas quatro estratégias destacadas anteriormente são, também, as estratégias do inbound marketing – modalidade do marketing digital concentrada no desenvolvimento e disseminação de conteúdo de qualidade. Sendo assim, independentemente de qual/quais dela (s) você escolher, lembre-se que o material deve ser pensado com exclusividade para aquela campanha, com conteúdo verdadeiramente novo, atraente e diversificado.

E aí, sentindo-se preparado (a) para começar?

Gostou do artigo? Não deixe de acessar nossa página para mais conteúdos exclusivos!

Astro WhatsApp

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *