logo educacaomusical

BLOG

Fique por dentro das novidades do setor musical!

violaoviolino

20 benefícios importantes da música em nossas escolas

10/09/2018

20 benefícios importantes da música em nossas escolas

Quase todo mundo gosta de música, seja ouvindo, cantando ou tocando um instrumento. Mas apesar desse interesse quase universal, muitas escolas estão acabando com seus programas de educação musical. Isso é um erro, com as escolas perdendo não apenas um assunto agradável, mas um assunto que pode enriquecer a vida e a educação dos alunos. Leia para saber por que a educação musical é tão importante e como ela oferece benefícios até mesmo além dela mesma.

1. O treinamento musical ajuda a desenvolver a linguagem e o raciocínio: os alunos que tiverem treinamento musical precoce desenvolverão as áreas do cérebro relacionadas à linguagem e ao raciocínio. O lado esquerdo do cérebro é melhor desenvolvido com música e as músicas podem ajudar a imprimir informações sobre mentes jovens.

2. Um domínio da memorização: Mesmo quando se apresenta com partituras, os músicos estudantis estão constantemente usando sua memória para tocar. A habilidade de memorização pode servir bem os alunos na educação e além.

3. Os alunos aprendem a melhorar o seu trabalho: Aprender música promove o artesanato e os alunos aprendem a querer criar um bom trabalho em vez de um trabalho medíocre. Esse desejo pode ser aplicado a todos os assuntos de estudo.

4. Maior coordenação: Os estudantes que praticam com instrumentos musicais podem melhorar sua coordenação mão-olho. Assim como praticar esportes, as crianças podem desenvolver habilidades motoras quando tocam música.

5. Um senso de realização: aprender a tocar músicas em um novo instrumento pode ser um objetivo desafiador, mas realizável. Os alunos que dominam até mesmo o menor objetivo na música poderão se sentir orgulhosos de sua conquista.

6. As crianças permanecem engajadas na escola: um assunto agradável como a música pode manter as crianças interessadas e engajadas na escola. É provável que os músicos estudantis permaneçam na escola para alcançar outros assuntos.

7. Sucesso na sociedade: a música é o tecido da nossa sociedade, e a música pode moldar habilidades e caráter. Alunos em banda ou orquestra são menos propensos a abusar de substâncias ao longo da vida. A educação musical pode contribuir muito para o desenvolvimento intelectual das crianças também.

8. Desenvolvimento emocional: Os estudantes de música podem ser mais desenvolvidos emocionalmente, com empatia em relação a outras culturas. Eles também tendem a ter uma maior auto-estima e são melhores em lidar com a ansiedade.

9. Os alunos aprendem o reconhecimento de padrões: As crianças podem desenvolver suas habilidades de reconhecimento de padrões e matemática com a ajuda da educação musical. A reprodução de músicas oferece repetição em um formato divertido.

10. Melhores pontuações do SAT: Estudantes que têm experiência com desempenho musical ou pontuação de apreciação mais alta no SAT. Um relatório indica 63 pontos a mais em verbal e 44 pontos a mais em matemática para estudantes em cursos de apreciação musical.

11. Habilidades auditivas afinadas: Os músicos podem detectar melhor elementos significativos que carregam informações nos sons, como o significado emocional do choro de um bebê. Os estudantes que praticam música podem ter melhor atenção auditiva e identificar padrões previsíveis do ruído circundante.

12. A música constrói a imaginação e a curiosidade intelectual: a introdução da música nos primeiros anos da infância pode ajudar a promover uma atitude positiva em relação ao aprendizado e à curiosidade. A educação artística desenvolve todo o cérebro e desenvolve a imaginação da criança.

13. A música pode ser relaxante: os alunos podem combater o estresse aprendendo a tocar música. Música suave é especialmente útil para ajudar as crianças a relaxar.

14. Os instrumentos musicais podem ensinar disciplina: as crianças que aprendem a tocar um instrumento podem aprender uma valiosa lição de disciplina. Eles terão que reservar tempo para praticar e enfrentar o desafio de aprender com disciplina para dominar a execução de seu instrumento.

15. Preparação para a economia criativa: Investir na educação criativa pode preparar os estudantes para a força de trabalho do século XXI. A nova economia criou mais carreiras artísticas, e esses empregos podem crescer mais rapidamente que outros no futuro.

16. Desenvolvimento no pensamento criativo: as crianças que estudam as artes podem aprender a pensar criativamente. Esse tipo de educação pode ajudá-los a resolver problemas pensando fora da caixa e percebendo que pode haver mais de uma resposta correta.

17. A música pode desenvolver inteligência espacial: os alunos que estudam música podem melhorar o desenvolvimento da inteligência espacial, o que lhes permite perceber o mundo com precisão e formar imagens mentais. A inteligência espacial é útil para matemática avançada e muito mais.

18. As crianças podem aprender trabalho em equipe: Muitos programas de educação musical exigem trabalho em equipe como parte de uma banda ou orquestra. Nesses grupos, os alunos aprenderão a trabalhar juntos e construir camaradagem.

19. Assunção de riscos responsável: A execução de uma peça musical pode trazer medo e ansiedade. Ao fazê-lo, ensina as crianças a assumir riscos e a lidar com o medo, o que as ajudará a se tornar bem-sucedidas e atingir seu potencial.

20. Melhor autoconfiança: Com o incentivo de professores e pais, os alunos que tocam um instrumento musical podem criar orgulho e confiança. A educação musical também é susceptível de desenvolver uma melhor comunicação para os alunos.

 

Texto traduzido do site: http://www.bachelorsdegree.org/2011/03/10/20-important-benefits-of-music-in-our-schools/

Quer ler mais sobre música, teoria e ensino musical? Não deixe de acessar nossa página para mais artigos sobre a área e o mercado musical!

Astro WhatsApp


Buscar no Blog

Categorias

Categorias


Acompanhe as novidades por e-mail

baterista
UseAstro-LOGO-266

contato@useastro.com

Whatsapp: (11) 96120-3692

SIGA-NOS

Astro Musical LTDA © 2019. Todos os direitos reservados.

CNPJ 28.301.735/0001-74